Livro: Smart Grid - Technology and Applications

     O sistema elétrico estabelecido nos últimos 70 anos é dividido em geração, transmissão e distribuição. Na geração e transmissão temos bons links de comunicação para garantir seu funcionamento efetivo, para permitir que o mercado realize transações, para manter a segurança do sistema e facilitar a operação integrada dos geradores e os circuitos de transmissão. Na distribuição, sistema este muito extenso porém quase completamente passivo, não há monitoramento em tempo real da tensão oferecida a uma carga ou da corrente consumida por ela. 


     Smart Grid é a revolução deste sistema, causada primordialmente pela comunicação pela internet. A eficiência deste é resultado da possibilidade de um monitoramento e controle muito maiores em todo o sistema de energia, impactando em um custo menor e maior flexibilidade. No entanto, devido ao enorme tamanho do sistema de energia e à escala de investimentos realizados ao longo dos anos, qualquer mudança significativa será cara e requer justificativa cuidadosa.
     Porque implementar os smart grids agora?
Desde 2005 há um interesse ascendente em smart grids. O reconhecimento que o sistema irá modernizar coincide com um entendimento que a eletricidade gerada será livre de carbono e com o custo realístico controlado e monitorado efetivamente alem de alguns outros pontos que virão a melhorar, sendo estes: o envelhecimento dos componentes da rede, a falta de capacidade do circuito , as limitações térmicas e operacionais. 

Referências:
Ekanayake, J.; Liyanake, K.; Wu, J.; Yokoyama, A.; Jenkins, N. Smart Grid: Technology and Applications. Editora Wiley
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paper development - Methodology data collect

Introduction to Smart Grids